Pode o Locatário Votar em Assembleia de Condomínio?

Dúvidas recorrentes por partes dos proprietários e dos locatários é a questão da possibilidade ou não do inquilino poder participar das assembleias de condomínio.
Os locatários entendem que sua participação é essencial tendo em vista que ali residem e as decisões tomadas nas assembleias, de certa forma, o atingirão.
Por outro lado, os proprietários, por não estarem no dia a dia do condomínio, acabam não tendo conhecimento das situações tratadas nas assembleias. Ficando em uma posição delicada, tendo em vista que, de certa forma, qualquer deliberação, caso seja tomado pelo Locatário sem o consenso do Locador, também o atingirá.
Com a vigência do Código Civil de 2002 o condomínio edilício passou a ser submetido aos artigos 1.331 e seguintes do referido código, e, por conseguinte, restou revogada a previsão anteriormente contida no § 4º do artigo 24 da Lei 4591/64, que permitia o direito de voto aos condôminos caso o locador não comparecesse.
Assim, preceitua o art. 1.335, III, do referido dispositivo: Art. 1.335. São direitos do condômino: […] III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.
Pela redação do artigo supra mencionado, somente o condômino (proprietário da fração) foi concedido o direito a voto nas assembleias, devendo ainda, estar com todas as obrigações condominiais em dia.
Assim sendo, a maioria da doutrina tem entendido que por falta de previsão legal, o locatário não pode participar na assembleia geral de condomínio.
No entanto, cabe aqui frisar que o locatário poderá participar e votar na assembleia caso ele esteja portando uma procuração outorgada pelo proprietário do imóvel (locador); nesse sentido, estará o locatário participando da assembleia não por conta de sua posição de “inquilino”, mas representando os interesses do proprietário do imóvel.
KLAUS FRANZNER SELL, Advogado inscrito na OAB/SC nº 32239. Bacharel em direito pela Católica de Santa Catarina. Especialista na área de Direito Imobiliário. Sócio da Lohr & Sell Advogados Associados. Diretor Jurídico da Associação das Imobiliárias de Jaraguá do Sul/SC – AIJS. Membro Suplente Conselho do Patrimônio Histórico de Jaraguá do Sul/SC – COOMPHAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este campo é obrigatório.

Este campo é obrigatório.